O papo de, fazer uma tatuagem dói, ou mais, o quanto dói, sempre rola em algum momento quando a gente  quer fazer a primeira tattoo, nós tatuados e profissionais sempre escutamos esse tipo de questionamento.
Eu não vou me aprofundar nesse tópico, no entanto o que vou afirmar, é que fazer uma tatuagem dói, para alguns mais do que para outros, mas dói.

hvm2

A questão que vou  abordar é: “Quem lida melhor com a dor de fazer uma tatuagem? Homens ou mulheres? E eu não fui perguntar aos tatuadores, muito menos aos clientes. Pesquisei mais a fundo, tanto na internet, quanto perguntei a alguns médicos e eis que assistindo a Discovery Channel resolvi escrever esse artigo.

Através de uma série de experiências bastante desagradáveis, a pesquisa mostrou que as mulheres são muito mais sensíveis a choques elétricos, temperatura extrema (quente e frio) e dor muscular. Mas em contrapartida nós resistimos mais á dor, ou seja estamos lá sofrendo, mas demoramos muito a demonstrar. Isso tudo foi comprovado cientificamente.

hvm4

No programa, até alguns médicos que foram entrevistados, acham que as mulheres são mais fortes á dor e alguns deles ao avaliarem um homem e uma mulher com os mesmo sintomas, atendem primeiro os homens, porque eles demonstram mais estar “sofrendo”, enquanto nós estamos lá firmes e fortes. Na verdade, os homens são duas vezes mais propensos a receber atenção médica precoce para um ataque cardíaco, e ser apressado em caso de cirurgia de emergência do que as mulheres. Isso só suporta a estatística infeliz que os homens que têm um ataque cardíaco com 55 ou menos são duas vezes mais propensos a sobreviver ao evento do que as mulheres da mesma idade.

Eu nunca pensei que essa  simples pergunta de quem tolera uma tatuagem melhor levaria a um estudo científico, mas estou feliz em trazer essa questão á tona. Concluí uns fatos interessantes desta pesquisa.
As mulheres sentem a dor mais intensamente do que os homens, portanto, têm um limiar mais baixo para a dor; No entanto, as mulheres suportam a dor de uma maneira muito mais internalizada dando a impressão de que sentem menos dor. Afinal, tudo o que a gente faz pra ficar bonita dói não é? Sobrancelha, depilação, drenagem, cólicas, parto, tatuagem…E aí. Quem é o sexo frágil agora?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *