Uma série adicionada e produzida recentemente pela Netflix tem chamado muita atenção, levantado discussões e até está sendo chamada de polêmica. A série 13 reasons why? (Os 13 porquês?), tem sido alvo de comentários e criticas devido ao tema abordado. O tema que para muitos é um tabu, para outros uma realidade. Suicídio e Depressão, as palavras que para alguns choca, nada mais é que a vivência de muitos jovens e adultos, algo que deve ser falado e não deixado de lado.
Sem spoiler, mas a série retrata a vida de uma jovem antes de cometer suicídio, Hannah Backer, a protagonista, deixa claro os 13 motivos que a levaram a tal ato.
Além do suicídio e depressão, a série também atenta sobre o uso excessivo e abusivo das redes sociais e como eles refletem no emocional de uma pessoa, sendo usado como “gatilho”, também é abordado bullying, abuso sexual e psicológico. Porém, isso não são temas exclusivos da trama da série.

13 REASONS WHY
13 REASONS WHY

Quando falamos em doenças, logo imaginamos algo que possa ser curado com medicamentos a curto prazo, mas vamos falar das doenças psicológicas que se tornaram a doença do século se equiparando ao câncer em termos de atingidos.
Hoje em dia não é difícil se falar do assunto em rodas de amigos ou até mesmo ter amigos que já tentaram ou cometeram suicídio. Mas será que você esta ciente quanto aos sinais que são dados? Depressão vai muito além de uma simples tristeza, é comparado ao vazio existencial, não enquadramento em lugar algum e por fim, o isolamento.

natashapaola1É comum pessoas que nem imaginávamos terem a doença, pois ela age de forma silenciosa, com a banalização e romantização da mesma, acaba dificultando ainda mais a busca por ajuda, por muitas vezes o próprio deprimido acredita ser coisas de sua cabeça.
Pensar em suicídio com frequência, tristeza por longos períodos, mudança de hábitos alimentares e sociais são fortes indícios de que algo não está bem. Busque ajuda. Pode ter certeza que não estará sozinho.

Hoje existem grupos de apoios para pessoas com essas doenças. Caso você conheça alguém que tenha esses sintomas, seja gentil. A depressão não é uma escolha, assim como você não escolher sua raça ou etnia.

Apesar de todos os problemas que ela acarreta, ela possui tratamento sim, e deve ser tratada como qualquer outra doença, intervenção medicamentosa e acompanhamento psicológico. No decorrer das próximas postagens estarei entrevistando pessoas que passam e passaram por isso.

Foto: Natasha Paola

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *