Foi realmente difícil fazer esse artigo, pois o Dia Internacional da Mulher é relacionado a comemoração da luta dos direitos da mulher, das marchas e conquistas historicamente falando.
Mas o ser mulher…
Do inicio o ser mulher é um substantivo do sexo feminino, considerado do ponto de vista das características biológicas. Feminino, é o adjetivo de Fêmea.Até ai OK!

Mas então porque é tão difícil explicar o que é ser Mulher, dizem que não se nasce mulher, você passa por fases, nas quais te define uma mulher.
O que sempre se confundiu, nós do Bela já entramos em discussões do tipo…
“ Quando se para de ser menina e se torna mulher? Como saber? ”
Mas parando com esse adjetivo, substantivo que nada mais é o que realmente é…

IMG-20160708-WA0062

O ser mulher se tornou algo tão único para cada uma em sua própria existência como mulher, seja cis ou trans, seria egoísmo definir o ser mulher baseado em uma vivência só… É claro que o ser mulher, viver mulher é um conjunto de vivência pessoal com outras diversas situações e comportamentos semelhantes.

As semelhanças podem não ser em 100% afinal cada uma tem sua essência, mas vamos falar um pouco sobre essas tais semelhanças de comportamento.

” Umas são sensíveis, outras nem tanto. Umas encaram a dificuldade como prova de ser mulher, outras encaram como prova de vida. Algumas têm medo de aumentar a voz outras desenfreiam a língua e falam tudo que pensam.
Tem aquelas que vão de salto 15 e as que vão de tênis ou chinelo, de cabelo curto ou comprido, raspado ou simplesmente nenhum cabelo. Com “útero ou sem útero, a “TPM” que antes era sinônimo de ”tensão pré-menstrual“ se tornou sinônimo de “dias que as coisas não estão tão boas assim.” , 10 horas em frente ao espelho ou 15 minutos depois do banho, o fato é que mesmo podendo existir um milhão de semelhanças e diferenças, tipos e formatos. Mas mulheres, tão únicas, suas essências, tão elas.”

 


DELA PRA ELAS

AnyesouzaAnye Souza:
” A mulher é símbolo de força, vencemos a cada dia a opressão de uma sociedade que mesmo sabendo da nossa capacidade ainda nos oprime dizendo que somos sexo frágil. Nos geramos uma vida dentro de nós, trabalhamos, cuidamos de uma casa, contas , dirigimos e ainda cuidamos de filhos e parceiro como se ambos fossem bebês. Somos foda! Fazemos mais de 5 tarefas diárias e ainda somos chamadas de sexo frágil. Somos amor, somos compaixão. Acho que se o mundo inteiro olhasse através dos olhos de uma mulher tudo seria mais fácil!
FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER.”

 

 


Carcarolnovaisolina Novais:
” Ser mulher pra mim é ser livre, poder usar a roupa que me faz bem, ir para lugares que gosto e me sentir feliz fazendo tudo o que eu quiser. Todas as mulheres merecem e devem ser felizes, porque somos lindas, maravilhosas, guerreiras, sonhadoras e jamais devemos abaixar a cabeça.
Espero que muitas mulheres entendam a força e determinação que existe dentro delas e saibam que jamais estarão sozinhas, porque juntas somos mais fortes.”

 

 

 


carolvitter
Carol Vitter:
” Ser mulher pra mim é ser forte, corajosa, decidida e ter sabedoria pra lidar com todo machismo e desvalorização que sofro todos os dias.”

 

 

 


 

 

Juliana TeixeiraJulia Teixeira:
” Pra mim ser mulher, é ser gente como qualquer pessoa. É um ser humano igual aos demais.”

 

 

 

 

 


Mayhara Camargo:mayaracamargo
” Bom, o que é ser mulher? É uma pergunta bem relativa, muitas dizem que ser mulher é aguentar cólicas mensais, aguentar gente chata mexendo com você na rua, carregar nove meses um neném na barriga ou ter que pagar caríssimo em maquiagem (hahahaha). Mas eu digo que ser mulher é sim tudo isso, mas caramba, ser mulher é maravilhoso! Tirando a parte das pessoas chatas mexendo com você na rua, até porque ninguém merece e talvez, a parte da cólica. Ser mulher é sim aguentar comentários machistas, sangrar por uma semana e não morrer. Ser mulher é gastar horrores em maquiagem, mas para estar linda para você mesmo, pra uma ocasião especial ou pra uma pessoa que você ama ou até mesmo não gastar nada, porque só por ser natural, já é maravilhosa. Ser mulher é surtar por uma celulite, mas continuar linda, porque somos lindas de qualquer jeito. Ser mulher é fazer mil coisas ao mesmo tempo e ainda ter uns minutinhos para se dedicar a você. Ser mulher é bater no peito e dizer; Eu sou mulher e eu conquistei tudo isso. Eu conquistei meu espaço e vou conquistar cada vez mais. Ser mulher é ter orgulho de si, gostar de você independente de qualquer coisa e principalmente, saber bloquear comentários ridículos. Ser mulher é tudo isso e mais um pouco, esta longe de ser um trabalho fácil, mas se Deus me desse a escolha de me transformar em homem ou continuar sendo mulher, eu não pensaria duas vezes em continuar sendo mulher, porque se fosse fácil, não teria graça. Feliz dia das mulheres! “


 

 

Sheila Dalpicolo:sheiladalpicolo
“Ser mulher pra mim é saber dosar força e delicadeza! Saber sorrir, ser feliz, dançar pra vida, viver o momento, mas também saber pausar para o cansaço, a tristeza, deixar o choro correr livre para um novo renascer…. Mulher é isso: Um eterno renascer!”

 

 

 


 

pricila carvalhoPriscila Carvalho:
” Em todos os dias das mulheres que se passaram,  esse posso dizer com a maior felicidade que está sendo o melhor.
Vejo que em todos esses anos eu era presa num “padrão” que sabia que nunca iria alcançar, o “padrão” que a sociedade força as mulheres a ter. E que nunca mais irei querer alcançar, porque não existe padrão o seu padrão quem cria é você! E olha hoje descobri a minha beleza, o corpo maravilhoso que eu tenho, descobri o amor próprio. E essa é a melhor sensação, é a sensação que eu espero que toda mulher alcance! Por que nada é mais maravilhoso do que se amar, amar cada parte do seu corpo, cada celulite, cada estria. Até porque que mulher não tem ?! E hoje nesse dia das mulheres quero que você mulher se olhe no espelho e veja essa sua beleza, esse corpo que é seu, que é lindo. ”


Natasha Paola:natashapaola
“Ser mulher é enfrentar num salto 15, num tênis ou num chinelo, toda uma criação de pessoas que acreditam que mulheres nasceram pra servir. Ser mulher é ser dona de casa, cuidar dos filhos, da organização e do próprio nariz. Ser mulher é trabalhar fora, é ter carreira, é não querer ter filhos, e ser livre pra sorrir. Como ja foi dito antes, ninguém nasce mulher, mas torna-se mulher.
Ser mulher é ser sensível, ou ser grossa. É ser fria ou ser doce. Ser casada ou solteira, ou apenas querer ser feliz a vida inteira. Ser mulher é ser livre. E pode decidir as horas que volto e quando saio.”


Agradecemos a todas que participaram e deixaram seu dizer sobre o que é ser mulher em sua vivência. Nós do Bela Tatuada, desejamos a todas as mulheres cis ou trans não só hoje, mas em todos os dias que são delas, plena felicidade e força com seu jeito único de ser mulher.

Equipe do Bela Tatuada:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *