13708389_1062817997150891_7865467120691914992_o
Muitos profissionais e iniciantes se questionam a respeito do custo da tatuagem, quanto cobrar, quanto vale um trabalho, comercial, criação, exclusivo, estilo…
Sabemos que uma das coisas que mais influência no valor é o público e até mesmo o local é levado em consideração, desde o bairro até a cidade. Mas não é só isso que se deve levar em conta. Vamos apresentar aqui formas e soluções fáceis de entender como se custear a tatuagem para que possa por fim, obter o valor final do orçamento .

* Custo fixocustotattoo2
* Custo por sessão
* Horas Trabalhadas

 


1. Custo Fixo
O custo fixo é tudo aquilo que tem um valor fixo mensal, ou seja, podendo ser, água, luz, aluguel, internet, telefone.
Independente de haver tatuagem ou não, trabalho ou não, o custo fixo está rodando durante todo o mês, então é preciso calcular para que se possa ter uma base. O calculo pode ser feito da seguinte forma.
CUSTO / DIAS UTEIS
Vamos ao exemplo:
 + Água: 50,00
 + Luz: 100,00
 + Internet + Telefone: 100,00
 + Aluguel: 500,00
= 750,00 (Custo fixo mensal)

Agora vamos supor, que você trabalhe de segunda a sábado, a conta fica assim:
750,00 (Custo fixo mensal) / 24 (Dias úteis)
= 31,25 (Custo fixo diário)

Agora, sabe-se que independente de ter trabalhado ou não, o seu custo fixo diário está determinado.


custotattoo1
Custo por sessão:

O custo por sessão vária muito de acordo com o trabalho a ser realizado, mas vamos citar aqui uma forma fácil de calcular esse custo. É importante ter em mente quais os materiais que serão utilizados para realizar o procedimento da tatuagem, então temos a lista base:
Luvas; Plastico; Papel Toalha; Agulhas, Biqueira, Tinta, Batoque, Vaselina, Álcool, Papel Sulfite.
Para fazer o calculo é muito simples, pegue o valor de cada item utilizado em casa sessão, em caso de caixa ou pacote, tenha em mente o valor da unidade, dividindo o valor da caixa pela quantidade de unidades.
Exemplo:
Caixa de Luvas:  35,00 / 50 pares
= 0,70 centavos o par de luva.
Faça isso com todos os produtos que você utiliza na sessão, assim é possível obter o custo por sessão.

Hora trabalhada
Você pode definir o valor da sua hora trabalhada com uma conta muito simples, vamos supor que você trabalhe 24 dias no mês e tenha um custo fixo diário de 31,25 (usados no exemplo acima), supondo que você trabalhe 8 horas por dia. A conta é simples:
31,25 (custo fixo diário) / 8 (horas trabalhadas)
= 3,90 seria o valor da sua hora.
Lembrando que esse resultado é um exemplo, o valor do custo por hora é variável, de acordo com o seu custo e horas trabalhadas.

Calculando o seu custo por tatuagem:
Agora chegou a hora de calcular o seu custo por tatuagem, vamos usar mais um exemplo:
+ CUSTO FIXO DIÁRIO
+ CUSTO POR SESSÃO (Material)
+ HORA TRABALHADA

Exemplo com números:
+ 31,25
+ 20,00 (exemplo)
+ 3,90
= 55.15 (Seu custo por tatuagem)

Então, agora vamos pensar, sabe aquela tatuagem baratinha que o camarada pediu um precinho e você pensou, UAL TO GANHANDO… Pois é, talvez você não tenha ganhado tanto assim, talvez, você só tenha cobrido o seu custo por tatuagem. Custo aquele, que no final do mês, na hora de manter o negócio e pagar as suas contas pessoais, faz toda a diferença.

É importante salientar, que a tatuagem não é só uma arte, ela é um serviço, é um trabalho, uma profissão, você não pode brincar de tatuar com algo que vai estar na pele do cliente para o resto da vida dele.

* Lembrando que os valores usados acima são exemplos e podem variar o resultado de acordo com o seu estabelecimento e condição. Aqui calculamos o custo do ” Material “, você pode acompanhar nos próximos artigos os passos para descobrir o custo da arte e pessoal,

Gostou desse artigo?! Então fiquem ligadas pois iremos aprofundar muito mais esse assunto aqui no Bela, através do Clube das Tatuadoras. 
Tem algo que queira acrescentar? Duvidas? Deixe seu comentário abaixo

Unidas pela tatuagem <3

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *