Hoje, no terceiro dia do nosso especial unhas eu escolhi esse tema, que para quem nunca teve esse péssimo hábito pode parecer simples, mas por experiência própria eu digo que não é tão simples assim, mas também não é impossível.

AA039990

O hábito de roer as unhas é persistente e de natureza semelhante a outras manias relacionadas ao estresse e a ansiedade. Basicamente, este comportamento cumpre uma função psicológica e emocional, se o desejo não é eliminado ou saciado, o comportamento será reiniciado.

 

O hábito, além de prejudicial à imagem social, é também nocivo à saúde. “Precisamos entender que a unha, a cutícula ou a pele são nossa proteção contra agentes externos, como vírus e bactérias que colonizam o nosso corpo. Quando tiramos essas barreiras, nos expomos a esses perigos”, explica Daniella Costa de Menezes, infectologista.

images-6

Existem muitos danos a nossa saúde que esse hábito pode nos trazer, ele abre portas para doenças como hepatite A, H1N1, gastrite e muitas outras.

 

 

decora_o_unha_azulejo_04

Mas hoje vou dar dicas importantes de como parar de roer as unhas, e você irá ter unhas lindas e fortes em pouco tempo.

 

 

images-8

Controle sua ansiedade, você perceberá que não é impossível conseguir se livrar desse vício, quando perceber que leva a mão na boca muitas vezes mais pelo hábito, do que pelo sua necessidade de extravasar  sentimentos como o da ansiedade ou insegurança. Eu tive esse péssimo hábito a vida toda e à uns 4 ou 5 anos tenho aprendido a me controlar. Posso te garantir, que depois que você perceber suas unhas crescendo,  deixar de sentir aquela dor terrível nas pontas dos dedos por  ter roído as unhas de tal forma,  que machucou de forma significante e perigosa seus dedos, perceber que coias simples como lavar os cabelos, digitar, fechar um botão, escrever/ desenhar, tocar instrumentos musicais de cordas ficam muito mais fáceis e prazerosas, você nunca mais vai querer ficar com as unhas roídas.

Prepare-se para mudar!!

images

Confronte seu problema. É hora de admitir que seu hábito está fugindo de seu controle, e que você não se sente capaz de parar quando desejado. Antes de começar a parar de roer as unhas, você precisa compreender que seu vício se manifesta em seu trabalho, na sala de aula ou em outros lugares públicos onde tal atitude não seja socialmente aceitável. Diga a si mesmo que você deseja unhas belas e saudáveis, e que tal hábito será completamente esquecido.

calendario

Faça um plano. Marque um dia para realmente começar seu processo de desabituação. Isso não significa que você deva parar completamente de roer as unhas nesse dia – porém, será preciso começar o processo a partir da data marcada.

images-9

Saiba quando buscar ajuda. Se seu hábito é um problema grande ao ponto de você sempre roer as unhas – frequentemente fazendo as cutículas sangrarem ou levando à perda de unhas –, você pode não conseguir largar esse vício sozinho. Se este for o caso, procure um médico que possa descobrir se seu problema é sintoma de uma questão maior, como Desordem Compulsivo-Obsessiva.

pulseiras-elastico

Encontre um hábito para substituir a roedura de unhas. Sempre que tiver vontade de roer, trabalhe com o novo hábito. Algumas pessoas gostam de estalar os dedos, mexer no dedão, bater palmas, colocar as mãos nos bolsos ou encarar as próprias mãos. Certifique-se apenas de que o novo hábito não seja ruim. Busque um hábito útil ou um que não lhe prejudique.

505-coloridos-e-cheios-de-sabor-o-chiclete-slider_medias-1

Mantenha a boca ocupada. Ainda que você deva evitar desenvolver uma nova e séria fixação oral, alguns truques podem manter sua boca ocupada e cortar seu hábito. Aqui estão algumas coisas que podem ser feitas:

Tenho certeza que se você tem esse hábito, você pode e consegue fazer essa mudança e viver com mais saúde, qualidade e unhas lindas.

download                fotos-de-unhas-decoradas-2

Permita-se mudar.

 

Continue acompanhando ainda tenho muitas dicas pra você!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *